facebook | share
Está Aqui: Início | Participação | PE | Premio de Investigação atribuído a Prof. Carlos Januário

PostHeaderIcon Premio de Investigação atribuído a Prof. Carlos Januário

O Prémio de Investigação e Desenvolvimento em Gestão do Desporto – Professor Albino Maria foi atribuído a um investigador do Instituto Politécnico Gaia que realizou um estudo sobre políticas públicas desportivas na área metropolitana do Porto.

Carlos Januário, o investigador hoje premiado em Rio Maior, disse à Lusa que procurou estudar quais as linhas orientadoras para a área desportiva dos municípios da área metropolitana do Porto, designadamente, que verbas atribuem ao desporto, como gerem os equipamentos desportivos municipais e como se caracterizam os programas direcionados à promoção da prática desportiva entre os cidadãos.

“Procurei saber se há duplicações de equipamentos desportivos nestes concelhos e se fará ou não sentido que isso aconteça, tentando também perceber se os orçamentos municipais são elitistas e se dirigem apenas aos praticantes de desporto ou se se estendem à população em geral, nomeadamente, através de programas de condição física”, explicou ainda o investigador.

Segundo Carlos Januário “é preciso passar de uma gestão municipalizada para uma gestão metropolizada, em que os municípios articulam as estratégias desportivas entre si”.

O docente, que está também ligado à Universidade do Porto, afirmou à Lusa que vai agora monitorizar a evolução das políticas municipais desportivas, tentando também fazer a distinção entre as opções tomadas por municípios de partidos políticos diferentes.

O Prémio de Investigação e Desenvolvimento em Gestão do Desporto – Professor Albino Maria é atribuído pelo Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Desporto de Rio Maior, em parceria com as autarquias de Rio Maior e Santarém. Trata-se de um prémio anual e que tem um valor pecuniário de 2 mil euros.

O júri deste concurso foi constituído por representantes da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto – APOGESD, da Universidade da Beira Interior, do Instituto Superior da Maia, das autarquias de Rio Maior e Santarém e da Universidade da Madeira.

FONTE: Agência LUSA (7 de Dezembro de 2010)

Actualizado em (Quinta, 10 Fevereiro 2011 11:46)