facebook | share
Está Aqui: Início | CID | Publicações

PostHeaderIcon Publicações - NOVO

Novembro 2010

Guia do aluno bem sucedido

logo_livro

Ana Paula Cabral, José Duarte Santos e Mário Dias Lousã

Com este guia pretendemos auxiliar os alunos nas actividades associadas ao seu percurso académico procurando desenvolver as suas capacidades e promover o seu sucesso. De uma maneira simples, directa e objectiva apresentamos dicas e sugestões não só sobre as formas mais eficazes de ler, tirar apontamentos, escrever, citar/referenciar e estruturar os trabalhos académicos, mas também de gerir o tempo e lidar com a avaliação. Em suma, trata-se de um ponto de partida para o desenvolvimento das estratégias de aprendizagem activas e eficientes que caracterizam um aluno bem sucedido, esperando que seja útil e que desperte a vontade de saber muito mais. 

INTRODUÇÃO

 

1. COMO TIRAR APONTAMENTOS NAS AULAS

1.1. Aspectos a ter em conta

1.2. Organização do espaço de apontamentos

1.3. Características e vantagens dos bons apontamentos

1.4. Vantagens de tirar bons apontamentos

1.5. Técnicas de escrita rápida

 

2. COMO LER E SINTETIZAR

2.1. Objectivos/tipos de leitura

2.2. Cuidados a ter na leitura

2.3. Técnicas de selecção/retenção da informação

   2.3.1. Sublinhar/destacar

   2.3.2. Elaborar esquemas

   2.3.3. Elaborar resumos

 

3. COMO ESCREVER

3.1. Antes de começar a escrever

3.2. Durante o processo de escrita

 

4.COMO ESTRUTURAR TRABALHOS ACADÉMICOS

4.1. Conceito

4.2. Tipos de trabalhos académicos

4.3. Partes de um trabalho académico

4.4. Orientações de elaboração

4.5. Utilização de elementos gráficos

4.6. Utilização de notas de rodapé

4.7. Erros frequentes na elaboração de trabalhos académicos

 

5. COMO EFECTUAR CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

5.1. Abreviaturas e numerações

5.2. Citações

   5.2.1. Citação directa

   5.2.2. Citação indirecta

   5.2.3. Tabela síntese das diferentes formas de citar

5.3. Referências

   5.3.1. Referências a publicações não periódicas

   5.3.2. Referências a publicações periódicas

   5.3.3. Referências a fontes electrónicas

 

6. COMO APRESENTAR UM TRABALHO ACADÉMICO

6.1. Esquema do trabalho e resumo

6.2. Criação do conteúdo audiovisual

6.3. Treino da apresentação

6.4. Apresentação do trabalho

 

7. COMO ORGANIZAR EVENTOS ACADÉMICOS

7.1. Tipologia de eventos

7.2. Fases de organização de um evento académico

   7.2.1. Preparar o evento

   7.2.2. Desenrolar do evento

   7.2.3. Após o evento

 

8. COMO PARTICIPAR EM EVENTOS ACADÉMICOS

 

9. COMO GERIR O TEMPO

9.1. Definição e tipos de objectivos

9.2. Técnicas de gestão do tempo

9.3. Organização da agenda pessoal

 

10. COMO LIDAR COM A AVALIAÇÃO

 

BIBLIOGRAFIA

 

Actualizado em (Sexta, 15 Abril 2016 14:40)